Mas até no açúcar???
Veganos, abram os olhos! Para não consumir nenhum produto de origem animal, é preciso se preocupar com muito mais do que as letrinhas miúdas das embalagens de comida. Artigos, simples, como sacolinhas de plástico e pneus de bicicleta são feitos com algum produto de origem animal. Segundo a OFAC (Conselho de Pecuária de Ontário, no Canadá), dos animais presentes na alimentação humana, 45% é utilizado para fabricar artigos não-comestíveis.
- Sacolas Plásticas: Muitos tipos de plástico, inclusive as sacolinhas de supermercado, contém um ingrediente que diminui o efeito estático que o material pode causar: gordura animal. Mais um motivo para usar uma ecobag.
- Pneus de carro e de bicicleta: Para se certificar que seu meio de transporte é livre de produtos animais, cheque se o fabricante utiliza a versão vegetal do ácido esteárico, usado para conservar a forma do pneu sob atrito intenso.
- Cola de madeira usada em instrumentos musicais: Aparentemente, a cola feita com ossos e tecidos conjuntivo cozidos é o melhor adesivo para fixar violinos, pianos e outros instrumentos musicais feitos de madeira. Além disso, ela também é usada pelos carpinteiros para colar mesas, portas, armários.... Existem uma cola sintética, mas, para saber qual foi utilizada, só perguntando ao fabricante.
- Biocombustível: Tá pensando que só existe álcool de cana de açúcar e biodiesel de óleo de mamona? Ele também pode ser feito com gordura de carne de boi e de frango. Bizarro.
- Fogos de artifício: Além de fazerem mal para o meio ambiente (a fumaça polui o ar e carrega metais tóxicos, que contaminam o solo e a água), eles também têm ácido esteárico em sua fórmula - e não dá pra saber se eles são de origem animal ou vegetal...
- Amaciante de roupas: Ele contém dihydrogenated tallow dimethyl ammonium choride em sua fórmula. Esse derivado da amônia vem das ovelhas, cavalos e vacas. Melhor ficar com as roupas menos macias.
- Shampoo e condicionador: Sim, eles contém mais de 20 ingredientes vindos de animais!
- Pasta de dentes: A glicerina, também presente no shampoo e condicionador, pode ter origem animal e vegetal.
- Açúcar branco e mascavo: Por essa você não esperava! Algumas marcas utilizam cinzas purificadas feitas com ossos no refinamento do açúcar. Há como fazer o mesmo processo com carbono granulado ou um sistema de troca de íons.
#CoisasQueNãoPossoMorrerSemSaber!
Um beijo e um queijo!
Prof. Camila Matos
Nenhum comentário:
Postar um comentário