quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O incrível caso das formigas Zumbis

Seria um The Walking Dead das formigas???

O parasitismo não é um fenômeno muito raro. Em geral, ocorre quando um dos organismos, chamado de parasita, vive às custas de um outro organismo, chamado hospedeiro. Parasitas que vivem na superície ou exterior do do hospedeiro são chamados ectoparasitas; aqueles que vivem no interior, endoparasitas. O parasitismo pode variar em grau, isto é, há desde formas quase inócuas até as que causam a morte do hospedeiro.
Diferentemente do mutualismo, onde ambos organismos são beneficiados, o parasitismo sempre é um jogo desbalanceado.
O fungo Ophiocordyceps unilateralis, tal como um fungo, vive como um fungo e apresenta a forma de um fungo, mas apresenta estratégias realmente muito “estranhas”: ele transforma formigas em zumbis! Isso mesmo. O fungo em questão não só é um parasita, como também manipula seu hospedeiro.
Quando os esporos do fungo, de alguma forma, entram no organismo de uma formiga, atacam em volta das fibras musculares e do cérebro da hospedeira, fazendo-a andar desordenadamente, em círculos ou até mesmo ter convulsões. Após algum tempo cambaleando, a formiga morde uma folha e fica presa ali, até morrer. Depois de alguns dias, como nos filmes de ficção científica, a cabeça da formiga é rompida, dando origem a uma massa de filamentos conhecida como micélio, ou hifas.
Durante todo o processo, as hifas alimentam-se do cérebro da formiga, que agora já está morta. Para aumentar a capacidade de disseminação de esporos, os fungos ainda produzem esporóforos – estruturas que elevam-se sobre o plano do micélio, onde são produzidos os esporos. Depois que o “broto” está plenamente formado, novos esporos são liberados no ambiente, reiniciando o ciclo de parasitismo.
O parasita do parasita
Para completar o ciclo de oportunismo, ainda existe um fungo que ataca o fungo que transforma as formigas em zumbis.  “A biologia é mais estranha do que a ficção, o parasita do causador das formigas-zumbis é também um fungo”, diz David Hughes, da Universidade da Pensilvânia e condutor do estudo.

O parasita secundário, ao entrar em contato com o hospedeiro infectado pelo Ophiocordyceps unilateralis, impede que o fungo que transforma as formigas se reproduza, pois  passam a limitar a produção de esporos e as hifas.  “Os parasitas efetivamente castram os fungos responsáveis pela transformação de formigas em zumbis”, diz Hughes.   Mas, isso não significa que a formiga infectada se salvará.  A pesquisa também relata o aspecto dinâmico que ocorre entre as três espécies.


Veja mais no vídeo:




Um beijo e um queijo!
Prof. Camila Matos

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

9 produtos que contém ingredientes vindos de animais (e você nem sabia)


Mas até no açúcar???
Veganos, abram os olhos! Para não consumir nenhum produto de origem animal, é preciso se preocupar com muito mais do que as letrinhas miúdas das embalagens de comida. Artigos, simples, como sacolinhas de plástico e pneus de bicicleta são feitos com algum produto de origem animal. Segundo a OFAC (Conselho de Pecuária de Ontário, no Canadá), dos animais presentes na alimentação humana, 45% é utilizado para fabricar artigos não-comestíveis. 

  • Sacolas Plásticas: Muitos tipos de plástico, inclusive as sacolinhas de supermercado, contém um ingrediente que diminui o efeito estático que o material pode causar: gordura animal. Mais um motivo para usar uma ecobag.
  • Pneus de carro e de bicicleta: Para se certificar que seu meio de transporte é livre de produtos animais, cheque se o fabricante utiliza a versão vegetal do ácido esteárico, usado para conservar a forma do pneu sob atrito intenso.
  • Cola de madeira usada em instrumentos musicais: Aparentemente, a cola feita com ossos e tecidos conjuntivo cozidos é o melhor adesivo para fixar violinos, pianos e outros instrumentos musicais feitos de madeira. Além disso, ela também é usada pelos carpinteiros para colar mesas, portas, armários.... Existem uma cola sintética, mas, para saber qual foi utilizada, só perguntando ao fabricante.
  • Biocombustível: Tá pensando que só existe álcool de cana de açúcar e biodiesel de óleo de mamona? Ele também pode ser feito com gordura de carne de boi e de frango. Bizarro.
  • Fogos de artifício: Além de fazerem mal para o meio ambiente (a fumaça polui o ar e carrega metais tóxicos, que contaminam o solo e a água), eles também têm ácido esteárico em sua fórmula - e não dá pra saber se eles são de origem animal ou vegetal... 
  • Amaciante de roupas: Ele contém dihydrogenated tallow dimethyl ammonium choride em sua fórmula. Esse derivado da amônia vem das ovelhas, cavalos e vacas. Melhor ficar com as roupas menos macias. 
  • Shampoo e condicionador: Sim, eles contém mais de 20 ingredientes vindos de animais! 
  • Pasta de dentes: A glicerina, também presente no shampoo e condicionador, pode ter origem animal e vegetal. 
  • Açúcar branco e mascavo: Por essa você não esperava! Algumas marcas utilizam cinzas purificadas feitas com ossos no refinamento do açúcar. Há como fazer o mesmo processo com carbono granulado ou um sistema de troca de íons. 

#CoisasQueNãoPossoMorrerSemSaber!

Um beijo e um queijo!
Prof. Camila Matos

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Lagarta solar causará tempestade magnética na Terra

Lagarta solar causará tempestade magnética na Terra

Um gigantesco 'feixe' de plasma, expelido pelo Sol na madrugada de segunda-feira (30/09/2013), está se aproximando da Terra, e na quarta-feira à noite pode provocar em nosso planeta uma tempestade magnética de intensidade moderada. 
Os médicos recomendam que, durante tais tempestades, as pessoas dependentes de mudanças climáticas se abstenham de comidas pesadas e álcool, descansem mais tempo e evitem esforços extremos. 
Os cientistas advertiam sobre esse fenômeno todos os serviços que em seu trabalho aplicam, sistema de satélites e comunicação. 



Muitas mudanças acontecendo, estamos fazendo parte da grande história e evolução científica, mas espero que para o bem!

#corram para as colinas!

Um beijo e um queijo!
Prof. Camila Matos

Hambúrgueres do McDonald’s não são aptos para o consumo humano

Foto registrada dentro da fábrica que  produz hambúrgueres para o
MCDonald's Foto : Directo al paladar

Esta notícia saiu no dia 30 de setembro de 2013 em um site chamado Folha Social (http://www.folhasocial.com/2013/09/hamburgueres-do-mcdonalds-nao-sao-aptos.html). 
Como já era de se esperar, e não apenas no McDonald's, nunca sabemos qual a procedência daquilo que comemos no dia a dia. 
Calma, não se assustem, aposto que todos nós vamos continuar comendo McDonald's mesmo depois dessa notícia, do mesmo modo que vamos tomar Coca-cola normalmente mesmo depois de todo aquele 'BUM' que foi com o ratinho e bláblá. 
Afinal de contas, por sorte dessas grandes empresas, temos a memória muito curta e somos uns consumistas de não cheia. 
Segue abaixo a notícia. 

Um beijo e um queijo!
Prof. Camila Matos


"Chef revela que o restaurante 'lava' as carnes que não são aptas para o consumo com um agente antimicrobiano para usá-las como matéria-prima na preparação dos hambúrgueres.
A carne que a rede de fast food McDonald's inclui em seus hambúrgueres não é apta para o consumo humano, pois é 'lavada' com substâncias tóxicas, assim demonstrou um chef ativista britânico. 
Jamie Oliver, em seu programa de televisão na BBC, demonstrou como o McDonald's 'lava' as peças de carnes que não são aptas para o consumo com um agente antimicrobiano, o hidróxido de amônio, para poder usá-las como matéria-prima na preparação dos hambúrgueres.
"Estamos falando de carnes que teriam sido vendidas como alimento para cachorros e que após este processo são servidas para seres humanos. Além da qualidade da carne, o hidróxido de amônio é prejudicial à saúde", disse Oliver. 
Depois de revelada esta 'lavagem da carne', a rede McDonald's decidiu modificar sua receita, embora porta-vozes da companhia tenham negado que tenha sido em resposta à iniciativa do chef 
"que ser humano, em seu juízo normal, colocaria um pedaço de carne encharcada em hidróxido de amônio na boca de uma criança:" , questionou Oliver. 
Contudo, se você já comprou um hambúrguer do McDonald's e esta informação o desorientou, não se preocupe, por guardá-lo para comer depois, inclusive anos mais tarde, caso queira. Em abril passado, veio à luz a história de um cidadão estadunidense que conservou um sanduíche em perfeito estado: sem fungos, mofo e nem odor, durante 14 anos."

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Chocolate deixa você mais inteligente

hotchocolate1
A gente já contou por aqui que pessoas inteligentes costumam comer muito chocolate. Mas até então a ciência não havia mostrado uma relação causal entre o consumo de chocolate e a inteligência. Pois bem, agora ela mostrou.
Um pessoal da Escola de Medicina de Harvard convidou 60 idosos (a idade média era de 75 anos) para participar do estudo. Todos eles passaram por testes para medir a capacidade de memorização e raciocínio. Em seguida, durante um mês, todos tiveram de tomar diariamenteduas xícaras de chocolate quente – só que metade dos idosos tomou a bebida com baixo teor deflavonoides e a outra com alto teor da substância (chocolate amargo, por exemplo, é rico emflavonoides).
Depois de manter a rotina por 30 dias, os participantes refizeram os testes – e todos se saíram melhor. Isso porque o chocolate, com muito ou pouco flavonoides, melhora o fluxo sanguíneo no cérebro (entre os participantes o fluxo melhorou até 8,3%). E aí você fica mais espertinho.
Então é isso: aposte em duas xícaras de chocolate quente por dia. E seja feliz.
Crédito da foto: flickr.com/amesis

#partiucomerchocolate
#amo
#vício

Um beijo e um queijo!
Prof. Camila Matos