quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Urina carrega telefone celular



Cientistas britânicos utilizaram a energia da urina para carregar um celular, gerando eletricidade suficiente para enviar mensagens de texto e navegar pela internet. Pesquisadores da Universidade de Bristol e do Laboratório de Robótica de Bristol, no sudoeste da Inglaterra, criaram uma célula de combustível que usa bactérias para decompor a urina e gerar eletricidade. O estudo foi publicado na revista Physical Chemistry Chemical Physics, da Real Sociedade Britânica de Química.
"É a primeira vez que se extrai a energia da urina com essa finalidade, é uma descoberta empolgante", afirma o engenheiro Ioannis Ieropoulos.
"A beleza dessa fonte de energia é que não dependemos da ocorrência instável do vento ou do sol; estamos reutilizando dejetos para criar energia. É um produto de disponibilidade praticamente infinita, é a nossa própria urina", acrescenta. 
Os pesquisadores cultivaram as bactérias em ânodos de fibra de carbono e as colocaram em cilindros de cerâmica. As bactérias degradaram os compostos químicos da urina, gerando uma pequena carga elétrica que depois foi armazenada em um capacitor.
Ieropoulos espera que a célula de combustível, que atualmente tem o tamanho da bateria de um carro, seja desenvolvida para outras aplicações. "Nosso objetivo é criar um produto de fácil transporte", explicou. "Até agora, as células de combustível microbianas *MFC, na sigla em inglês) geram energia suficiente para enviar mensagens de texto, navegar pela web e fazer uma breve ligação telefônica".
"O conceito foi testado e funciona. Agora, o plano é desenvolver e refinar o processo para desenvolver MFCs capazes de carregar totalmente uma bateria". No futuro, os cientistas esperam que a nova tecnologia possa gerar energia para outros equipamentos domésticos.


#partiufazerxixi

Um beijo e um queijo!
Prof. Camila Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário