terça-feira, 24 de setembro de 2013

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Urina carrega telefone celular



Cientistas britânicos utilizaram a energia da urina para carregar um celular, gerando eletricidade suficiente para enviar mensagens de texto e navegar pela internet. Pesquisadores da Universidade de Bristol e do Laboratório de Robótica de Bristol, no sudoeste da Inglaterra, criaram uma célula de combustível que usa bactérias para decompor a urina e gerar eletricidade. O estudo foi publicado na revista Physical Chemistry Chemical Physics, da Real Sociedade Britânica de Química.
"É a primeira vez que se extrai a energia da urina com essa finalidade, é uma descoberta empolgante", afirma o engenheiro Ioannis Ieropoulos.
"A beleza dessa fonte de energia é que não dependemos da ocorrência instável do vento ou do sol; estamos reutilizando dejetos para criar energia. É um produto de disponibilidade praticamente infinita, é a nossa própria urina", acrescenta. 
Os pesquisadores cultivaram as bactérias em ânodos de fibra de carbono e as colocaram em cilindros de cerâmica. As bactérias degradaram os compostos químicos da urina, gerando uma pequena carga elétrica que depois foi armazenada em um capacitor.
Ieropoulos espera que a célula de combustível, que atualmente tem o tamanho da bateria de um carro, seja desenvolvida para outras aplicações. "Nosso objetivo é criar um produto de fácil transporte", explicou. "Até agora, as células de combustível microbianas *MFC, na sigla em inglês) geram energia suficiente para enviar mensagens de texto, navegar pela web e fazer uma breve ligação telefônica".
"O conceito foi testado e funciona. Agora, o plano é desenvolver e refinar o processo para desenvolver MFCs capazes de carregar totalmente uma bateria". No futuro, os cientistas esperam que a nova tecnologia possa gerar energia para outros equipamentos domésticos.


#partiufazerxixi

Um beijo e um queijo!
Prof. Camila Matos

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Asteroide passa entre a Terra e a Lua nesta quarta-feira (18)

Um asteroide, com diâmetro entre 1 e 3 metros, cruzará o espaço entre a Terra e a Lua nesta quarta-feira (18). A rocha espacial foi descoberta na última sexta-feira (13) e não representa perigo, já que, segundo astrônomos, passará a uma distância segura do planeta, a 7848 km/h.
Batizado de 2013 RZ53, o asteroide foi identificado pelo centro de pesquisas espaciais Minor Planet Center, localizado no Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, em parceria com pesquisadores da Universidade do Arizona, no mesmo país.
É esperado que ele passe a uma distância de 231 mil quilômetros da Terra no ponto em que estará mais próximo. A passagem deve ocorrer por volta das 19h20, no horário de Brasília (22h20 GMT).
Cientistas afirmam que, devido ao tamanho diminuto do asteroide, mesmo que ele viesse em direção ao planeta, seria grande a probabilidade de que ele se desintegrasse em nossa atmosfera antes de colidir contra o solo.
A rocha pertence a um grupo de asteroides que trafegam próximo à Terra e que teria dado origem ao meteoro que explodiu sobre a Rússia em fevereiro deste ano.
O meteoro que cruzou os céus do país europeu, no entanto, era bem maior do que o 2013 RZ53, tendo de 17 a 20 metros de largura antes de explodir.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2013/09/17/asteroide-passa-entre-a-terra-e-a-lua-nesta-quarta-18.htm



 
Fiquem atentos, será amanhã!!!
 
#asteoride18/09/2013
 
 
Um beijo e um queijo!
 
Prof. Camila Matos

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Música Seno, Cosseno e Tangente

Olá aluninhos, segue abaixo a letra da música de seno, cosseno e tangente para vocês cantarem demais na prova!
Muito fácil ein, só praticar... 

Um dois três
Três dois um
Tudo sobre dois
Não se esqueça da raíz, do três e do dois
A tangente é diferente veja que legal
Raíz de três sobre três
Um 
Raíz de três 



#fácilfácil
#molemole

Um beijo e um queijo!
Prof. Camila Matos

Pesquisa: substâncias presentes na Coca-Coca podem até causar câncer

O "caramelo IV", usado para colorir o refrigerante, está ligado a câncer de pulmão, esôfago e sangue. E os brasileiros tem um motivo a mais para preocupação. A mesma bebida vendida em nosso País tem 67 vezes mais caramelo IV que a Coca-Cola comercializada na Califórnia.

Assista o vídeo:



#cuidado

Um beijo e um queijo!
Prof. Camila Matos

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Por que não existe urso no Pólo Sul e pingüim no Pólo Norte?



640px-Polar_Bear_yawning
A resposta está na evolução das espécies, mas antes é preciso esclarecer que os pingüins não vivem exatamente no Pólo Sul e sim em regiões costeiras do continente antártico. Os cientistas acreditam que a presença dessas aves de andar engraçado no hemisfério sul está relacionada a um evento ocorrido há 175 milhões de anos. Até então, nosso planeta tinha um único bloco de terra rodeado por água. Com a separação dos continentes, a população de aves aquáticas, que vivia mais ou menos unida, também se dividiu e, com o passar do tempo, elas foram se adaptando melhor à região em que ficaram. O curioso é que, embora os pingüins não vivam no Pólo Norte, existia por lá uma ave muito parecida com eles chamada alca-gigante, hoje extinta.
Já o urso-polar é descendente direto do urso-pardo, um grande mamífero que só se desenvolveu no hemisfério norte. Os ursos-polares dependem da água gelada para sobreviver e, como os oceanos nunca tiveram uma temperatura congelante do norte ao sul do planeta, eles não puderam migrar rumo à Antártida. Se isso acontecesse um dia, eles teriam uma grata surpresa: dividiriam seu hábitat com milhares de pingüins, que, fatalmente, acabariam se tornando uma de suas presas favoritas.

Mas por quê?
Um beijo e um queijo!
Prof. Camila Matos

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Depois de 36 anos no espaço, Voyager sai do Sistema Solar

(Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2013/09/1340963-depois-de-36-anos-no-espaco-voyager-sai-do-sistema-solar.shtml 12/09/2013 - 15h45)

Agora é oficial. A sonda americana Voyager 1 se tornou o primeiro artefato humano a deixar o Sistema Solar.
Nasa
Concepção artística mostra a sonda espacial Voyager 1, lançada pela Nasa em 1977
Concepção artística mostra a sonda espacial Voyager 1, lançada pela Nasa em 1977
E já faz um ano. A demora para o anúncio foi ocasionada pela dificuldade em interpretar os dados da nave, que está viajando há 36 anos rumo ao espaço interestelar.
Nesta quinta (12), em um estudo publicado na revista científica americana "Science", a Nasa confirma que o veículo não tripulado já não sente mais a influência da radiação solar.
A sonda atingiu um ponto em que a pressão de radiação das estrelas já superou a exercida pelo Sol.
"Agora que temos esses novos dados, acreditamos que esse é o salto histórico da humanidade no espaço interestelar", diz Ed Stone, cientista-chefe das sondas Voyager. "A equipe precisava de tempo para analisar essas observações e tirar conclusões. Mas agora podemos responder à pergunta que estávamos todos perguntando: "Já chegamos?" Sim, chegamos."


E ai??? Preparados para o que vamos encontrar?



#partiuEspaçoInterestelar

Um beijo e um queijo!
Prof. Camila Matos

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Mais de 200 mil se dizem dispostos a viajar a Marte sem retorno

WASHINGTON, 09 Set 2013 (AFP) - Mais de 200 mil pessoas de 140 países pediram para fazer parte do grupo de eventuais primeiros colonizadores de Marte em uma viagem sem retorno, informou nesta segunda-feira a companhia Mars-One, envolvida no projeto.

No total, 202.586 pessoas se registraram para integrar a primeira leva de colonos, informou em um comunicado a empresa sem fins lucrativos holandesa, que em abril de 2013 lançou uma convocação de candidaturas para uma viagem de sete meses de duração e sem retorno a Marte, prevista para 2023.

O maior grupo de interessados provém de Estados Unidos (24%), Índia (10%), China (6%) e Brasil (5%), mas também se inscreveram candidatos de Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, México e Peru, bem como de Alemanha, Austrália, Canadá, Filipinas, França, Itália, Polônia, Reino Unido, Rússia, Turquia e Ucrânia.

Três fases de seleção estão previstas nos próximos dois anos, acrescentou a Mars-One.

"Até 2015, entre seis e dez equipes de quatro pessoas receberão treinamento completo" antes de que "algumas dessas equipes se tornem em 2023 os primeiros humanos a pousar em Marte para lá viverem pelo resto de suas vidas", acrescentou.

Este projeto, que tem custo de 6 bilhões de dólares, segundo a Mars-One, encontra alguns céticos, mas recebeu o apoio do ganhador holandês do Prêmio Nobel de Física em 1999, Gerard't Hooft.

Até agora só houve missões com robôs a Marte, todas realizadas com sucesso pela Nasa. No entanto, a agência espacial americana informou em maio que os Estados Unidos estão decididos a enviar astronautas a Marte dentro de duas décadas.

Mas o projeto Mars-One enfrenta vários obstáculos. Os participantes não apenas não poderão retornar à Terra, como também terão que viver em pequenos habitats, encontrar água, produzir oxigênio e cultivar os próprios alimentos.

Além disso, Marte é um grande deserto, a atmosfera é composta principalmente de dióxido de carbono e a temperatura média é de - 63 graus Celsius. Os astronautas também se submeterão à radiação cósmica perigosa durante sua viagem.

Por último, ainda não existe um foguete e uma cápsula que transporte esses voluntários, admitiu a Mars-One.
E ai? Você toparia uma viagem p/ Marte???

#partiuMarte
Um beijo e um queijo!
Prof. Camila Matos

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Fenômeno da conjunção da Lua e Vênus (08 de setembro)

Espectadores de diversas regiões do Brasil, puderam contemplar na noite desse domingo (08 de setembro de 2013) um belo e raro fenômeno astronômico. O planeta Vênus, que é considerado o segundo objeto mais brilhante do céu noturno depois da própria Lua, foi ocultado pelo Satélite natural da Terra durante 40 minutos. 

Este fenômeno somente ocorrerá novamente daqui 100 anos!!! Vamos esperar até 2113!!! 
Oi? Perai, 100 anos? É acho que ficará só para meus netos e bisnetos. 

Fotos:




E ai, você viu o fenômeno ontem? Conte-me como foi e o que você achou :)

Um beijo e um queijo.
Prof. Camila Matos

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Eba!

Bom dia/Boa tarde/Boa noite meu povo!

Este Blog será utilizado para notícias relacionadas a Ciências e Biologia, artigos científicos, matérias curriculares de ensino, conversas, desabafos, pegadas ecológicas, conscientizações, debates, enfim... 


Sejam bem-vindos!



Um beijo e um queijo!
Prof. Camila Matos